Prefeitura de Itabuna prossegue com a execução de ações mitigadoras das enchentes de 2021

Decorridos dois anos das maiores chuvas e enchentes de dezembro de 2021, a Prefeitura de Itabuna prossegue com a execução de ações mitigadoras das consequências do fenômeno climático que devastou cerca de 40% da zona urbana. Um relatório produzido pela Coordenação Municipal da Defesa Civil, publicado seis meses após a tragédia, disponibilizou informações técnicas sobre diversos aspectos que envolveram as ações do município.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Kaique Brito, o texto trouxe informações que esclarecem desde o momento em que o nível das águas subiu alagando parte do centro e bairros às margens ou em áreas de baixada nas zonas oeste, sul e leste, a exemplo do Novo Jaçanã e Ferradas, Urbis IV e Campo Formoso, como também atividades no período imediato.

“A Defesa Civil precisa fazer ciência. Esse material publicado traz um significado de que o órgão, além de responder a momentos de crises, precisa gerar e publicar informações técnicas para uma melhor gestão do município”, afirmou à época.

A CHEIA
Segundo ele, o criterioso levantamento técnico foi produzido por determinação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que liderou as equipes das secretarias municipais envolvidas no socorro às vítimas desabrigadas e desalojadas.

O texto também trouxe, em síntese, algumas informações sobre a limpeza das ruas e logradouros, incluindo imagens, Assistência Social e dados técnicos dos levantamentos realizados pela Defesa Civil nos meses pós-enchentes e apontou ações dos projetos e do programa de desenvolvimento ambiental, resiliência e recuperação da cidade para o desenvolvimento.

O mais grave fenômeno climático da história de Itabuna ocorreu entre os dias 24 e 27 de dezembro de 2021. As chuvas de 135 milímetros se iniciaram na manhã de uma sexta-feira (Dia de Natal) nas cabeceiras da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. Após 17 horas seguidas de chuva, já circulavam nas redes sociais vídeos sobre o nível do rio, já próximo da borda das margens no centro de Itabuna.