Livro “José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna” ganha segunda edição

Por Arnold Coelho

Quando o professor, historiador, advogado e jornalista Vercil Rodrigues lançou o seu oitavo livro “José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna”, o autor achava que estava realizando apenas um sonho de um professor de história que ama a rica história regional. Um doce engano!

A primeira edição de “José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna”, esgotou rapidamente e o autor, que a princípio não pensava ou imaginava em lançar uma segunda edição, se viu na obrigação de voltar atrás e fazer uma nova edição desse livro, que Vercil Rodrigues se refere como a sua melhor e mais prazerosa obra literária.

O livro conta parte da rica e emocionante trajetória de sucesso do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado estadual, José de Almeida Alcântara, político que governou por duas vezes Itabuna. A primeira gestão foi de 1959 a 1963, e, como não existia reeleição naquela época, Alcântara voltou na eleição seguinte (1967 a 1971), em pleno regime militar, nos braços do povo. O povo na época pediu bis.

A segunda edição do livro chegou no mês de maio ao mercado literário, depois de muitos pedidos e encomendas. A obra passou por nova revisão gramatical e histórica e contou com pequenos ajustes, para um melhor entendimento do leitor, que, assim como o eleitor de Alcântara, mais uma vez pediu bis.

“José de Almeida Alcântara: o populismo em Itabuna” mantém as 222 páginas, divididas em 5 capítulos, com uma narrativa precisa dos fatos, baseada em apurada pesquisa e depoimentos, além de diversas fotos, que tão bem retratam o momento e a época.

“Não estava nos meus planos lançar uma segunda edição dessa obra. Já estava satisfeito, podendo escrever e lançar um livro sobre José de Almeida Alcântara e a história política de Itabuna. Para minha surpresa todos os exemplares foram vendidos e os pedidos via e-mail e redes sociais, foram crescendo e estou aqui falando de uma nova edição. Repetindo a história, o leitor também pediu bis, o que me deixou muito feliz”, disse Vercil Rodrigues.

* Designer Gráfico, diagramador e jornalista MTB 6446/BA