Faleceu hoje Edmundo Dourado, educador e ex-vereador de Itabuna

Itabuna amanheceu mais triste na manhã desta terça-feira, 14. Faleceu o educador de gerações Edmundo Dourado, por volta das 6h30, aos 86 anos. Ainda não há informações sobre as causas da morte.

Dourado foi vereador de Itabuna, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e fundou no município sul-baiano os colégios Gama, Galileu e Sistema. Aqui, o militar reformado do Exército também ajudou a fundar a Faculdade de Filosofia e Economia, que deu origem à Uesc.

O professor e ex-vereador deixa esposa, Maria Lúcia, e quatro filhos, um deles o professor e ex-vereador Beto Dourado.

Várias pessoas postaram em suas redes sociais a triste notícia e o quanto prof. Dourado fez parte de suas vidas em algum momento. Atuante no Rotary Clube Itabuna, organizou vários eventos para arrecadar fundo e transformar em doações para as instituições de caridade da cidade, ensinando a todos que pode-se fazer diferença na sociedade.

O prefeito Augusto Castro, publicou uma nota de pesar dizendo: “Com tristeza e profundo pesar, soube nesta manhã do falecimento do idealista, professor e dedicado homem público Edmundo Dourado Silveira, 82 anos, um educador nato que muito contribui para a formação de gerações de itabunenses. Ex-vereador de Itabuna por três mandatos.

Seu profícuo trabalho no setor educacional o credenciou a ser um expoente na cultura, educação e na política, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Vereadores, fundador do Grupo de Ação Comunitária (GAC) e líder de várias lutas, a exemplo da instalação do 15º Batalhão de Polícia Militar.

Militar de formação, tendo sido oficial do Exército Brasileiro (EB), o professor Dourado também se distinguiu por uma visão acurada da realidade do país.

Sua dedicação à formação de adolescentes e jovens o transformaram em ícone como palestrante e consultor. Primeiro da Diocese de Ilhéus, depois da Diocese de Itabuna.

Seus ensinamentos em Matemática fizeram mestre entre jovens, egressos dos colégios Divina Providência, Nossa Senhora da Glória e Estadual de Itabuna e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Também do Colégio Sistema, que fundou com um grupo de educadores. Deixa um legado inestimável no seio da sociedade grapiúna que tanto amou.

Deixa viúva Dona Maria Lúcia Silveira, quatro filhos, entre os quais o ex-vereador Beto Dourado, e cinco netos. O horário e local do velório e do sepultamento serão oportunamente comunicados por sua família.”, finalizou.

Foto: Divulgação