Por Fernanda Oliveira
O advogado Irenildo Gonçalves Viana do Bomfim, que denunciou ter sofrido racismo, no dia 4 de agosto, em uma cabana de praia, em Arraial d’Ajuda.
Em entrevista Irenildo contou que por recomendação de alguns amigos da cidade, que ele fosse visitar a barraca e foi o que ele fez. Chegou por volta do meio-dia, quando passado 3 horas que estava no local, foi até estacionamento e a confusão começou. Segundo ele: “ainda no interior do carro, uma mulher negra, que diz ser dona e gerente do estabelecimento, chegou no estacionamento e começou as ofensas. E já iniciou dizendo: “a gente atende todo mundo tão bem e vem esse tipo de gente fazer isso!”
Sem acreditar no que se passava Irenildo ainda tentou dialogar com mulher, pois ela o acusava de que ele estava levando bebida do seu carro para consumir na cabana, foi quando ele, em sua defesa, pediu que ela mesma olhasse nas câmeras do estabelecimento.
Percebendo que estava sem argumento, a gerente ainda acusou Irenildo de ter tentado tocar nela e que pelas câmeras poderia ver tudo o que havia acontecido. “Fui fechar a conta e fiquei na entrada do local – por me sentir constrangido -, aguardando um amigo também advogado que me acompanhava, que inclusive achou que era brincadeira por tamanho absurdo”, revelou.
A mulher ainda chamou um funcionário dizendo, segundo o advogado, que ‘esses caras de hoje em dia não respeitam mais mulher’. “Claramente só tinha uma proposta, me retirar do estabelecimento, mesmo sem que houvesse dado qualquer motivo. Meu amigo foi ver as imagens da câmera e confirmou tudo que eu estava falando e não havia nenhuma violação às normas do estabelecimento. Ao contrário, eu fui abordado dentro do meu carro, caluniado, difamado, acusado e expulso do estabelecimento sem qualquer conduta que desse causa”, nos contou consternado.
No dia seguinte o advogado foi prestar um boletim de ocorrência na Delegacia de Turismo de Porto Seguro, DELTUR. “Foi um momento horrível, pois tive que reviver toda a situação!” Irenildo disse que o atendimento na delegacia foi excelente, de acordo a atuação da Delegacia de Turismo da Cidade de Porto Seguro, por atuarem de forma humanista, profissional e dentro dos princípios constitucionais.
E acrescentou: “gostaria de agradecer a todo apoio que tenho recebido, bem como todo auxílio para combater esse tipo de situação que nós, negros, vivemos e quando damos visibilidade chamam de mimimi.
Foto: Arquivo pessoal