Os casos de furtos de plantas ornamentais têm virado rotina no centro de Itabuna e levado a Prefeitura Municipal de Itabuna buscar informações dos autores deste tipo de ação. Na manhã desta sexta-feira (14), prepostos da administração municipal foram informados sobre o furto de Ipês que foram plantados na Avenida Ilhéus, e, além disso, sobre a pichação de um muro construído recentemente na avenida Beira Rio, onde existe uma obra em andamento na localidade. Vale ressaltar que este tipo de ato de vandalismo tem exigido desnecessariamente, a reposição contínua das plantas ornamentais que foram plantadas como forma de embelezar a cidade.
Por causa da pandemia, a Prefeitura de Itabuna não pode realizar os festejos no dia do aniversário da cidade, dia 28 de julho, sendo assim, para evitar aglomeração, foi realizado o plantio de árvores Ipês com objetivo de aumentar o número de árvores que vem caindo no decorrer dos anos, a exemplo das amendoeiras que foram retiradas com a obra do canal na Av. Amélia Amado.
Ao todo 110 mudas de Ipês estão sendo plantadas nas avenidas Ilhéus, Aziz Maron e no canteiro da ponte que dá acesso ao bairro São Caetano, em substituição aos pinheiros e coqueiros que estavam no local. Atitudes como essas são lamentáveis, pois tais comportamentos mostram apenas que a população está furtando ela mesma.