De acordo com populares a fossa estava fechada, mas tampa não resistiu ao peso do animal.
Uma vaca que estava prenha foi resgatada de uma fossa de cerca 3 metros de profundidade, em Alagoinhas, , a 120 quilômetros de Salvador, após uma força tarefa de agentes do 19º Grupamento de Bombeiros Militar (19ºGBM).
O caso ocorreu na terça-feira (28), no bairro Santa Terezinha. De acordo com populares a fossa estava fechada, mas tampa não resistiu ao peso do animal e cedeu.
Para a retirada do animal, os bombeiros utilizaram cabos, tripé e fitas, além de outros equipamentos para o resgate vertical de forma segura. Após a estabilização, os militarem içaram a vaca.
O animal, que estava sem ferimentos aparentes, foi deixado sob os cuidados do proprietário. A ação também contou com o apoio de um guincho da Secretaria de Serviços Públicos de Alagoinhas (Sesp).
O proprietário da vaca foi orientado a isolar o terreno com a construção de um muro, ou tapar a fossa de forma mais segura, evitando novos acidentes no local.
Os bombeiros ressaltam que caso a população perceba algum animal como vaca, num local de risco e que não seja o habitat natural, os cidadãos devem acionar os bombeiros através da central 193. Os militares possuem técnicas adequadas para a remoção, pois se for retirado de forma inadequada a ação pode causar maiores traumas no animal, além de comprometer a segurança dos envolvidos. Informações g1 Bahia.