A TV Educa Bahia apresenta, nesta semana, uma programação diversificada, aliando educação, cultura e aprendizagem. Durante todos os dias, a TV aberta transmite, em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, videoaulas sobre diferentes componentes curriculares e programas, que prometem levar o telespectador a grandes aventuras no mundo do conhecimento.
Nesta semana, a série “Sementes do amanhã” destaca a história de pequenos agricultores e assentados do sul da Bahia, que preservam o cultivo do cacau cabruca e fazem frente às ameaças do desmatamento da Mata Atlântica. No município de Candeias, o programa “Reconstruções” mostra a atividade de ações voluntárias na comunidade Vila Esperança, onde casas são reformadas de forma sustentável. Destaque também para a programação do “Mutatis mutandis”. Os episódios mostram a importância da sustentabilidade e sua relação com a ciência, bem como apresentam projetos e pesquisas científicas.
Para aprofundar os conhecimentos nos conteúdos da matriz curricular, o programa “Videoaulas” apresenta dicas e conteúdos de forma lúdica e descontraída. Durante a semana, a série vai estudar fisiologia do som, citologia e tabela periódica. O programa “Tecendo o texto” apresenta dicas de como organizar as ideias para escrever uma boa redação. Os episódios revelam técnicas de como filtrar as informações para acertar nos argumentos e sustentação do tema na estrutura do texto. Vale a pena revisar conteúdos verificando as aulas do “Telecurso”, “Ciências para todos”, “Tá ligado”, “Português daqui, Português de lá” e “O que tem lá?”.
Durante todas as semanas, a TV Educa Bahia traz aulas do Ensino Médio, de 8h às 10h30 (1° ano); das 10h30 às 13h (2° ano); e das 14h50 às 17h30 (3° ano). Para os estudantes do Ensino Fundamental são transmitidas aulas da faixa “Vamos aprender”. O 4 ° e 5° ano têm programação das 13h às 13h30; o 6° e 7° ano, das 13h30 às 14h10; e o 8° e 9° ano, das 14h10 às 14h50. A TV Educa Bahia também está disponível on-line.
Foto: Divulgação