“Nesses 11 meses, buscamos entregar o que há de melhor para a sociedade, através de nossas ações, a exemplo da inauguração da padaria e do projeto Alimenta”, disse o presidente da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente, Valter Silva, durante a sessão especial a Câmara de Vereadores que marcou o fim das celebrações dos 34 anos da Fundação. O ato aconteceu na tarde de terça-feira, dia 30.
Valter Silva lembrou que desde o início, a gestão foi cheia de desafios, por causa da falta de estrutura dos quatro sítios da instituição. “Infelizmente, encontramos uma estrutura desfavorável. Mas, com o apoio do prefeito Augusto Castro, contratamos uma empresa que fez vários reparos nas unidades”, afirmou.
O presidente da Fundação Marimbeta destacou o empenho do prefeito, que não deixou a Fundação interromper suas atividades. “Estamos trabalhando desde janeiro e, durante a pandemia, temos feito aulas remotas com ajuda dos nossos educadores sociais, que produzem vídeos nas redes sociais para que o aluno acompanhe as aulas” reforçou.
Durante a sessão, houve a apresentação de dança dos alunos da Fundação e de ex-alunos que fizeram homenagens ao aniversário da instituição, através de vídeos exibidos, para os servidores e convidados no Plenário Raymundo Lima, da Câmara Municipal de Vereadores. Atualmente, a Fundação atende crianças e jovens entre 7 e 18 anos no contraturno escolar e oferece oficinas de dança, capoeira, judô, culinária, artes verdes, artesanato, violão e esportes.
Uma das personalidades foi o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, João Carlos Oliveira, que falou da importância da Fundação Marimbeta para Itabuna. “Para mim tem uma simbologia importante, pois fui presidente desta instituição em 1993. Quero parabenizar o prefeito e o presidente da Marimbeta pelo trabalho desenvolvido”, disse.
O secretário municipal de Governo, Josué Brandão Junior, parabenizou a atual presidência da Marimbeta em nome do prefeito Augusto Castro. “Quando olhamos para o passado e fazemos uma relação com os dias de hoje a sensação é de saudosismo e ao mesmo tempo de desafio, pois deixa claro que a atual equipe está se esforçando para fazer um bom trabalho”, pontuou.
A história da Fundação Marimbeta também foi lembrada pela ex-presidente Anorina Smith Lima, que esteve à frente da instituição entre 2001 e 2004. “O marco da minha passagem na Fundação foi a mudança de nome. Antes era chamada de Sítio do Menor Trabalhador. Mas, por causa do Estatuto da Criança e do Adolescente mudamos para Fundação Marimbeta”, recordou.
Ela defendeu que a causa social precisa de apoio, para fortalecer o trabalho que contribui para formação de pessoas, o que inclui ajuda no orçamento. Já o vereador Marcelo Souza (Cidadania), informou, durante a cerimônia, que nesta quarta-feira, a Câmara vai votar o Plano Plurianual (PPA) e uma emenda do vereador Manoel Porfírio (PT) beneficiará a Fundação com melhoria no orçamento.
A Sessão Especial teve a participação dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, de Comunicação, Afonso Dantas. Também do presidente do Conselho Deliberativo da Fundação, Marco Franco, e de Milena Barra, que representou a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, além dos vereadores Israel Cardoso (PTC) e Marcelo Souza do Cidadania.
Foto: Fernanda Oliveira