Servidores da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza fazem teste Covid-19

Cerca de 100 servidores que lidam diariamente com um grande público que busca os serviços ou que são cadastrados nos programas sociais do Governo federal e do município foram vacinados contra Covid-19. A testagem rápida aconteceu na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza na manhã desta quarta-feira, dia 27.

No ano passado, servidores da Secretaria já tinham feito esse tipo de procedimento, quando nove deles testaram positivos. Nesse caso, eles foram orientados a permanecer em isolamento social por 10 dias, sendo acompanhados por profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A servidora Mireide Ribeiro lembra que, quando o teste rápido do novo coronavírus dá resultado negativo, traz segurança e conforto ao ambiente de trabalho, pois, permite aos trabalhadores que exerçam suas atividades cotidianas sem medo ou preocupação com a contaminação entre os colegas e principalmente com o público.

“Como lidamos diretamente com os cidadãos no dia a dia, se o servidor estiver com o vírus e não sabe, pode transmitir para a própria família e, inclusive, para outras pessoas”, comentou a servidora.

Já a biomédica Maria Carolina Mendes dos Santos, da Divisão de Vigilância Epidemiológica, explica que o teste não leva mais do que dois minutos para ser feito, sendo usado na detecção de anticorpos do vírus, por meio de gotas de sangue retiradas do dedo da pessoa. O resultado sai em 15 minutos.

A biomédica diz que a aplicação dos testes já virou rotina dos profissionais de saúde que, diariamente, atuam em setores públicos e privados, drive-thru no Teatro Candinha Dórea, no Loteamento Nossa Senhor das Graças, e em domicilio, quando há suspeita da Covid-19.

Carlina esclarece que pacientes testados com resultados positivos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar da própria Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.