Semop prevê crescimento de 70% no comércio com venda de produtos juninos

Mercados e feiras municipais funcionarão no dia 24 de junho, até as 13h

Com a proximidade das festas juninas e a busca por produtos típicos da época, a prefeitura de Salvador prevê o aquecimento do comércio nos mercados e feiras municipais em diversos pontos da cidade.

De acordo com o titular da Coordenadoria de Feiras e Mercados da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Paulo Cristiano Ferreira, a expectativa é que, nestes pontos, ocorra um aumento de até 70% nas vendas e pelo menos 60% no público.

“Tivemos uma pausa das festas durante a pandemia, mas este ano acreditamos que vamos retomar o crescimento do comércio no período do São João. A partir do dia 22 de junho, o movimento começa a ficar mais intenso nas feiras e mercados. Por conta disso, também intensificamos a fiscalização nos espaços”, explicou.

A fiscalização visa promover o ordenamento do entorno dos espaços, para evitar que feirantes – formais e informais – ocupem as calçadas ou disponham seus produtos em áreas destinadas aos veículos. Segundo a Semop, tais medidas garantem a segurança dos clientes e pedestres que circulam nas feiras, mercados e na região próxima.

Funcionamento

Salvador possui 20 feiras e 14 mercados municipais em atividade durante todo o ano. Nesta época de festejos juninos, as feiras que apresentam maior movimento são a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa; a do Japão, na Liberdade; a de Castelo Branco; e da Rótula da Feirinha, em Cajazeiras X. Já os mercados municipais que costumam ter grande procura pelos alimentos típicos são os Núcleos de Abastecimento, Comércio e Serviços (Nacs) de Itapuã e de Periperi.

De acordo com a Coordenadoria de Feiras e Mercados da Semop, até o dia 23 de junho os mercados municipais funcionarão das 7h às 17h e as feiras, das 6h às 17h. Já em 24 de junho, dia de São João, o horário de funcionamento será das 7h às 13h e as feiras, das 6h às 13h. Informações Bahia.Ba.

Foto: Bruno Concha/Secom