Na tarde desta quarta-feira (22), o Secretário Interino de Saúde de Itabuna, Emerson Oliveira, esclareceu dúvidas da população sobre os procedimentos acerca da testagem para a detecção da Covid-19 realizada pela Vigilância Epidemiológica do Município (Viep). Segundo Emerson, o município seguirá com o ritmo intenso de testagem, que coloca Itabuna entre as cidades que mais realizam testes para a Covid-19. Vale ressaltar que, além de traçar um diagnóstico mais preciso em relação à incidência do vírus no município, a realização de testes em massa é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Atualmente, apenas em relação aos Testes Rápidos, o município realiza entre 300 e 400 testes por dia. Para reforçar esse trabalho, destacou que a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a equipe de enfrentamento a Covid-19. “Contratamos médicos para confirmação dos diagnósticos, ampliamos as linhas telefônicas para atendimento à população e contratamos mais profissionais para atuar nesse suporte” disse.
O secretário informou que a Viep continuará com os testes em grupos específicos, além dos testes em pessoas com sintomas ou suspeitas de Covid-19. “Na quarta-feira realizamos mais um drive thru no estacionamento Teatro Municipal Candinha Doria, com pessoas que entraram em contato com a vigilância, e, a partir desta quinta-feira daremos início à testagem de cerca de 700 profissionais que trabalham em farmácias do município. Essa testagem deve ter continuidade na sexta-feira, devendo concluir até a próxima segunda-feira”, informou Emerson Oliveira.
Em relação ao planejamento da SMS para realização dos testes, o secretário adiantou que o município dará continuidade à testagem de mercados nos bairros e de lojas e empresas com casos de pessoas confirmadas. Segundo Emerson, esse planejamento também inclui o atendimento às pessoas que entram em contato com a Vigilância Epidemiológica.
Sobre os critérios para a realização dos testes, o secretário esclareceu que o município segue as orientações da nota técnica do Ministério da Saúde, que define critérios para realização tanto dos testes rápidos, quando da modalidade RT/PCR, onde há a coleta de material do paciente com suspeita de Covid-19.