A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde comunica que, seguindo orientações do Ministério da Saúde, haverá redução no prazo para dose de reforço de cinco para quatro meses.
De acordo com a Nota Técnica Nº 65/2021-SECOVID, divulgada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19, do Ministério da Saúde, a orientação é que haja antecipação do intervalo para dose de reforço de vacinas contra a COVID-19 em pessoas com mais de 18 anos e imunossuprimidos, seguindo ordem escalonada de idade.
A partir da próxima semana, pessoas que completaram quatro meses de imunização da segunda dose (qualquer imunizante) e estiverem de acordo com a idade vigente da semana, já poderão receber sua terceira dose em Itabuna.
Além disso, “gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) deverão receber uma dose de reforço, preferencialmente com o imunizante Pfizer, a partir de 5 meses do esquema primário”.
Outro ponto citado na Nota, diz respeito à “dose de reforço da vacina COVID-19 para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional)” que receberão a quarta dose após quatro meses da terceira.
No que refere-se ao imunizante da Janssen, as pessoas deverão receber sua dose de reforço (segunda dose) com o intervalo de 60 dias até seis meses desde a aplicação da “dose única” ou primeira dose.
Vale destacar que a dose de reforço segue o princípio da intercambialidade, no qual, independente da vacina, a terceira dose deve ser com imunizante diferente da D1 e D2, preferencialmente, Pfizer – exceto àqueles que receberam D1 e D2 da Pfizer, deverão receber a terceira dose da Oxford.