O Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço sobre os atendimentos dos quatro gripários implantados pela Prefeitura de Itabuna nos últimos cinco meses. Desde fevereiro, foram criadas unidades exclusivas para atender pacientes com sintomas da Covid-19 ou com síndrome respiratória aguda grave.
Ao todo, foram 9.707 serviços prestados à população desde a implantação de unidades. O pico foi atingido no mês de março com 2.860atendimentos somados nas quatro unidades. Junho foi um dos meses com menos atendimentos, com uma queda em média de 50% em duas das quatro unidades.
Ao contrário do previsto, com a chegada do inverno e dos sintomas sazonais, os atendimentos também caíram até meados do mês de julho. A diretora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, atribui esse fato, ao avanço das campanhas de vacinação contra o vírus Influenza e a Covid-19.
“Coma vacinação em dia, as pessoas têm sentido menos sintomas e se precavido mais. A queda no número de atendimentos é reflexo dessa realidade. E, graças ao trabalho dos servidores da saúde, temos avançado na vacinação”, afirma a titular do DAB.
Alessandra ainda lembrou que a UBS Moisés Hage teve o seu gripário desativado por conta das obras de requalificação, mas que as demais unidades estão funcionando para o atendimento e acolhimento de todos aqueles que sentirem sintomas gripais que necessitem de atendimento.
Ostras gripários em atividade estão localizados na UBS José Edites dos Santos, no Bairro São Caetano, na UBS José Maria de Magalhães Neto, o antigo SESP, no centro, e na UBS Renan Moreira, no Parque Boa Vista. O horário de atendimento é das 16 às 22 horas de segunda a sexta-feira.