A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realizará 600 testes rápidos com comerciantes e funcionários e parte da comunidade do bairro Santo Antônio com o objetivo de detectar possíveis casos ativos da Covid-19. A ação será nesta sexta-feira, dia 12, entre 8 e 13 horas, na Praça Alice Monteiro.
As testagens em massa da população integram o cronograma de ações contra o novo coronavírus elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. O procedimento começou pelo bairro São Caetano, passou pelo Califórnia e mais recentemente foi executado na Praça Adami, no centro da cidade.
“Escolhemos o Santo Antônio porque nas últimas semanas o bairro ocupou a 4ª posição no ranking dos bairros com o maior registro de casos de Covid-19”, explica a diretora da Vigilância da Saúde, Maristella Antunes.
As testagens nos bairros têm sido uma ação estratégica da Prefeitura com o intuito de conter o avanço da curva de contágio na cidade. A intenção é identificar, precocemente, os casos assintomáticos e evitar a transmissão do vírus entre a população, a exemplo de comerciantes, seus funcionários e também clientes.
Os casos positivos serão orientados e monitorados pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com o acompanhamento do Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest). Esta ação conta com a participação das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Cerest, Coordenação de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, além do apoio da Settran e Guarda Civil Municipal.
Em razão do acelerado aumento de casos de Covid-19 e superlotação dos leitos clínicos e de UTI na UPA 24 Horas e nos hospitais do município, a recomendação é que a população redobre os cuidados com a higiene pessoal, lavando as mãos com água e sabão a cada hora, faça uso de álcool gel 70%, evite aglomerações e saia de casa para o estritamente necessário.