Começou a Campanha Nacional Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo uterino. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Saúde da Mulher do Departamento de Atenção Primária, vai realizar ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce ao longo de todo o mês em Itabuna.
Uma das primeiras ações será o Pit-Stop do Outubro Rosa que vai ser realizado pelo Departamento de Atenção Primária, com a finalidade informativa e para chamar a atenção da população sobre as causas do câncer de mama e do colo uterino. Acontecerá no próximo dia 15, com a distribuição de panfletos e exposição de faixas nos semáforos da cidade pelos Agentes Comunitários de Saúde.
Outra ação será o “Outubro Rosa com Educação em Saúde” voltada para a orientação de professores da Rede Municipal de Ensino com objetivo de passar o conhecimento e informações para usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem aplicadas também em sala de aula. O evento será no dia 20, das 8 às 12h30min, com palestras de mastologista, ginecologista, psicóloga e integrantes do Grupo Se Toque.
Além disso, também haverá ação educativa sobre a prática do autoexame nas mamas. A ação será realizada nos CRAS e CRAM para mulheres em situação de vulnerabilidade social. E, em parceria com o CERPAT, serão realizadas ações nas Unidades Básicas e de Saúde da Família para as comunidades sobre o Outubro Rosa e Outubro Verde, já que o mês também é dedicado à campanha de conscientização sobre a detecção e tratamento da sífilis.
A DOENÇA
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, inclusive aqueles que acometem homens.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o mais incidente é aquele que acomete as mulheres, com aproximadamente 2,13 milhões de casos estimados em 2020. Um total de 24,5% de casos novos de câncer acomete mulheres, sendo a causa mais frequente de morte neste grupo.
Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, a enfermeira obstetra Katiane Reis, “o câncer de mama é o mais comum nas mulheres de todas as regiões. Por isso, é importante realizar ações que conscientizem sobre a relevância do diagnóstico precoce. Em especial, nos locais de difícil acesso às informações.” enfatizou.