A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, através do Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, realizou nessa sexta-feira, dia 20 de maio, procedimento de 30 moldes de próteses dentárias para pacientes que foram indicados pelos odontologistas e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde da Família (USF) da sede e dos distritos. O processo de escolha da pessoa beneficiada com a prótese seguiu critérios, considerando a necessidade da prótese e o grau de vulnerabilidade de cada indivíduo.
As próteses moldadas, nessa sexta-feira, dia 20, serão entregues no mês de junho, e a cada mês 30 pessoas farão a modelagem, assim, o município entregará mensalmente 30 próteses. De acordo com a Secretária de Saúde Luna Tavares, o objetivo é garantir a integralidade do cuidado, inclusive oportunizando uma saúde bucal de qualidade. Esse projeto, além de garantir o cuidado da saúde física, é uma forma de promover saúde mental e aumentar a auto estima do indivíduo.
Para Luna Tavares, essa é uma conquista inédita no município, e apesar de ser um serviço ofertado pelo SUS, poucos municípios da região realizaram a adesão ao programa, uma vez que o repasse federal é muito pouco, tendo que a gestão se comprometer com o valor excedente. A prefeita Monalisa Tavares de imediato autorizou a adesão de Ibicaraí junto ao programa. “Hoje os pacientes foram moldados e terão suas próteses confeccionadas especificamente de acordo com as suas demandas individuais e em breve essas pessoas receberão suas próteses”, disse Luna.