Com o objetivo de preparar a rede estadual de ensino para o início do ano letivo 2020/21, que começa no dia 15 de março, de forma totalmente remota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (1°), a pré-jornada pedagógica, que segue até sexta-feira (5). A iniciativa também visa orientar as escolas para o planejamento das atividades da Jornada Pedagógica Paulo Freire e para o início das aulas, com base nos protocolos instituídos pela SEC. A atividade, que contou com tradução de intérprete de libras, foi transmitida no canal do YouTube da SEC, no link https://cutt.ly/BlZOvRI e, também, através do novo canal aberto de televisão Educa Bahia, que entrou no ar, nesta segunda-feira, com transmissão de conteúdos educacionais, 24 horas por dia.
A programação do primeiro dia foi aberta com a live “Agenda da inclusão e aprendizagem”, com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de estudantes, professores, gestores e profissionais da Educação, com mediação do subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza. Durante o encontro, foram apresentadas as agendas da pré-jornada pedagógica e da Jornada Pedagógica Paulo Freire.
Na semana passada, quarta (24), houve uma reunião com jornalistas de Itabuna e Ilhéus com a Diretora do Núcleo Territorial de Educação Litoral Sul – NTE 05, Leninha Cavalcante, para esclarecer como serão os procedimentos das aulas remotas. “Para além das aulas remotas (via internet), haverá um “caderno virtual” onde serão feitas impressões do conteúdo para atender aos alunos que não têm acesso à Internet. Estes cadernos deverão ser obtidos nas escolas e nas localidades onde estão matriculados”, detalha a professora Leninha, que atende a 40 mil dos 800 mil alunos que compõem a rede estadual.
A TVE – Televisão Educativa da Bahia, que este ano ganhou importante expansão no estado, disponibilizará um canal 24 horas para exibição das aulas. E os alunos que não tiverem acesso à Internet residencial e necessitarem do auxílio de um computador para determinada atividade escolar, poderão agendar horários nas escolas para o uso dos equipamentos coletivos. “Nada será mais como antes. Nem mesmo no período pós-pandemia voltaremos ao modelo tradicional de ensino”, reconhece Leninha. Cada escola vai criar seu instrumento de avaliação. O que valerá como processo avaliativo será a produção do aluno e sua participação em sala de aula virtual, ao vivo.
Outro ponto importante é de como evitar a evasão escolar, que já era um grande desafio e agora mais ainda com a pandemia. O governo está criando uma corrente de comunicação entre escola e famílias. Pais estarão envolvidos no ano escolar. Um comitê gestor vai acompanhar as ações, frequências e participações dos alunos durante o período escolar. Cada escola vai relacionar grupos com lideranças estudantis para ter uma relação mais direta com o alunado e suas necessidades emergenciais.
A estratégia do Governo do Estado para a educação pública na Bahia ainda para este ano perpassa por um modelo Remoto Planejado, dividido em três etapas: remota (via internet), que é a do momento; híbrida (com momentos presenciais e internet) e presencial (quando todos os profissionais da educação estiverem vacinados e parcela significativa da sociedade também). No dia 15 de março, será a vez da forma remota, apenas. Os alunos que já fazem parte da rede já estão devida e automaticamente matriculados. Não necessitam procurar a unidade escolar.
A matrícula para quem está fora da rede ocorrerá a partir do dia 5 de abril. O processo será remoto. A ida à escola ocorrerá de forma agendada apenas para a entrega dos documentos comprobatórios. O NTE já possui uma lista dos estudantes do 9º ano da rede pública, mas a possibilidade também estará aberta a estudantes originalmente da rede privada que queiram mudar para a pública.
Programação – De acordo com a programação da pré-jornada pedagógica, todas as manhãs, até sexta, serão dedicadas a lives e oficinas para orientações da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com transmissão pelo Canal do YouTube da Educação Bahia 1 e pelo Canal Educa Bahia. Já os períodos da tarde serão dedicados para o trabalho, estudo e planejamento interno dos NTE e das escolas.
Informações do Bahia Online