Por Fernanda Oliveira
Nesta segunda (08), Dia Internacional da Mulher, a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) realizou uma blitz diferente. Carros e motos que tinham mulheres nos veículos e transitavam pela Av. Aziz Maron, onde fica localizado um semáforo, foram solicitados a parar, mas desta vez não foi para apresentar documentos, e sim, receber uma linda rosa em homenagem ao dia delas. Começou logo pelas companheiras de trabalho que também receberam flores e os parabéns dos colegas.
A iniciativa foi muito bem recebida, e trouxe muita alegria para elas. Algumas desavisadas, sem entender o porquê de um policial estar lhe ofertando uma rosa, fez um semblante de dúvida até que lhe disse que era para homenageá-la pelo seu dia.
Infelizmente no Brasil nem tudo são flores, a mulher sofre muita discriminação no mercado de trabalho recebendo menos que o homem apesar de realizarem o mesmo serviço. Enfrenta violência doméstica arraigada ao machismo que acha que mulher só tem que obedecer o marido, ao pai, fazer os serviços de arrumar a casa e cuidar dos filhos. E pior, corre risco de morte quando companheiros, irmãos ou outro homem próximo a ela tentam matá-la apenas pelo fato de ser mulher.
Em 2019, a Bahia também foi estado com maior quantidade de mortes violentas. Em comparação com os dados divulgados no último balanço, o estado teve um aumento de 3,5%, com 177 mortes violentas a mais em 2020. O estado baiano registrou em 2019, 5.099 casos, sendo 4.889 homicídios dolosos, 143 latrocínios e 67 lesões corporais seguidas de morte. O mês mais violento de 2020, conforme o Monitor da Violência, foi abril, com 534 crimes, seguido do mês de março, que contabilizou 525 mortes violentas.
As lutas são muitas, e um gesto simples porém envolvido de muito amor, faz o dia de mulher ser realmente especial. Digo isso por mim, que ganhei minha rosa, e fiquei com os olhos marejados com este ato tão bonito, principalmente num momento tão difícil que o mundo passa, com tantas vidas que perderam a luta para o coronavírus, qualquer gesto de amor, é muito bem vindo.
Com informações do G1 Bahia.