Os reitores das Universidades Estaduais da Bahia – Uefs, Uesb, Uneb e Uesc – expressam seu pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Adeum Hilário Sauer, ocorrido na noite de ontem, 18 de setembro. Adeum atualmente lecionava na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus.
O professor Adeum Hilário Sauer, que dirigiu a Secretaria da Educação da Bahia entre os anos de 2007 e 2009, morreu na noite de sábado (18) em um acidente de carro na BA-001, nas imediações de Canavieiras, no sul da Bahia. A informação foi confirmada pelo governo do estado.
O governador Rui Costa publicou nas redes sociais uma mensagem de pesar pela perda do professor, a quem atribuiu grande empenho no trabalho pela educação da sociedade baiana.
“Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento do professor Adeum Sauer, ex-secretário estadual da Educação nos primeiros anos do governo Jaques Wagner e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, a UESC. Sua trajetória foi marcada pelo empenho em transformar a vida de baianos e baianas pela educação. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor”, disse Rui.
O atual secretário da Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, também lamentou a morte de Adeum e destacou os trabalhos feitos pelo professor, citando que ele era gaúcho e escolheu a Bahia para viver.
“É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”, disse em nota.
Ação semelhante à do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que ressaltou o conhecimento de Adeum Sauer e classificou o falecimento como uma “lastimável perda para a educação”.
“Nesse momento de dor, quero hipotecar minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e ex-alunos do professor Adeum Sauer. Homem de notório saber, uma lastimável perda para a educação. Que Deus em sua misericórdia, o receba em luz”.
Foto reprodução: redes sociais