Uma ação do Conjunto Penal de Itabuna com a ONG Se Toque, na segunda-feira (17), mobilizou todas as reeducandas para a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, no contexto da Campanha Outubro Rosa.
A ação foi desenvolvida pela empresa Socializa, que administra a unidade em regime de cogestão com o Governo do Estado, por meio da equipe técnica de saúde do CPI e parceiros. Entre os parceiros, participam estudantes do Curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus, a médica mastologista Drª Marcela Carvalho e do próprio Se Toque.
No primeiro momento, realizado nessa segunda-feira, o foco foi a sensibilização para o autoconhecimento e autocuidado. Participaram ainda reeducandos que fazem parte do projeto de musicalização Um Toque à Liberdade, que presentearam a todas com louvores e canções que ajudaram no desenvolvimento das atividades.
“Foram utilizadas como estratégias de comunicação a roda de conversa e a musicoterapia, o que emocionou a todas e despertou sentimentos de autoaceitação, cuidado com o corpo e com a alma”, descreveu o Responsável Técnico do Posto de Saúde Penitenciário do CPI, enfermeiro Diego Matos.
Ele explica que, após a etapa inicial, as mulheres serão atendidas pela especialista em mastologia, quando serão orientadas e farão exames clínicos para eventual detecção de nódulos suspeitos. “A prevenção ainda é a melhor estratégia para enfrentarmos o câncer de mama e do colo de útero”, observa Diego Matos.