O que as duas investidas digitais têm em comum é a competição pela atenção do público.
Trump foi banido do Twitter e permanece suspenso pelo Facebook até pelo menos 2023, a nova rede social busca superar as políticas de privacidade das outras plataformas. Em relação às mudanças no algoritmo do Instagram, revelam uma competição muito grande entre apps como Tik Tok, YouTube e muitos outros que se destacam.
Mas onde a política e o famoso desconhecido algoritmo se encontram?
O algoritmo é a engrenagem digital que te faz ficar mais tempo na frente de uma tela, se você sente raiva ou prazer em algum conteúdo, logo esse conteúdo será mais oferecido, num ciclo que faz todo o sentido. E essas atualizações de algoritmos têm a função de estimular o nosso cérebro, já que a atenção é o que move o dinheiro neste mundo virtual.
É um modelo de negócio que na política reflete diretamente no sentimento geral da sociedade, influenciando em decisões coletivas, que por meio da produção de conteúdo em massa, desperta sentimentos.
Mesmo diante das atualizações, uma frase antiga ainda faz sentido. Arnold Toynbee, historiador britânico, estudioso do processo de nascimento, crescimento e queda das civilizações sob uma perspectiva geopolítica, disse: O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.