Quase 30 pássaros silvestres são resgatados em situação de maus-tratos durante fiscalização da PRF no Sul da Bahia

Os responsáveis pelos animais responderão por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. A PRF alerta que é crime a criação ilegal, a caça predatória e o tráfico desses animais.

Na manhã de hoje (29), em ação de combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 29 pássaros silvestres. As ocorrências foram registradas na BR 101, em trecho do município baiano de Camacan, distante 525 quilômetros de Salvador.

O primeiro flagrante ocorreu por volta 11h30, no KM 594 da rodovia, quando os agentes federais abordaram uma Honda NXR para fiscalização e encontraram no interior da mochila do condutor, 05 aves da espécie conhecida como papa-capim. O homem, de 44 anos, informou não possuir autorização do órgão ambiental para posse dos animais.

Algumas horas depois, por volta das 13h30, os PRFs fiscalizaram um ônibus de transporte interestadual de passageiros, que seguia do Rio de Janeiro com destino a Maceió (AL), quando encontraram 03 gaiolas contendo 24 pássaros, sendo eles 11 canários e 13 papa-capins. As aves estavam em duas bagagens de mão, pertencentes a um passageiro de 34 anos, o qual também não possui autorização legal para posse ou transporte dos animais.

Os policiais lavraram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os responsáveis responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.