Um momento de fortes emoções, ordem e união de vozes em perfeita sintonia. Foi assim que o Coral Infantil da Escola Adventista de Itabuna abriu a primeira noite do Celebra Itabuna, com a música “Eu amo minha escola”. A partir daí, o público agradeceu cada canção com efusivos aplausos de incentivo.
Formado por cerca de 100 alunos, com idades entre oito e dez anos e de ambos os sexos, o Coral contou com o suporte da regente Gil Bonfim. Do meio do público, ela guiou os pequeninos cantores que fizeram bonito e não deixaram nota fora do tom.
Numa pausa, diretora do Colégio Adventista, Valquíria Bezerra, aproveitou para agradecer ao perfeito Augusto Castro. “O Celebra Itabuna foi uma feliz e brilhante iniciativa, principalmente pela oportunidade que meus alunos tiveram para mostrar o que aprenderam. Foi uma grande exibição”, elogiou.
Em seguida, o Coral das Mulheres Adventistas também fez bonito e ao mostrar a beleza e a melodia cantada por 18 mulheres que seguiam ritmo intenso de canções e hinos.
“Que apresentação fantástica de cada grupo subiu que subiu ao palco. E que projeto lindo esse que a prefeitura nos presenteia”, disse a dona de casa Mariane Nascimento de Almeida, empolgada. “Espero que continue outras vezes”, sugeriu.
Numa pausa, os pastores Anthyony Mendonça e Egenildo e o apóstolo Rosivaldo Campos fizeram uma oração pelas famílias, pela cidade e pelas autoridades. “Precisamos orar sempre por aqueles responsáveis pelo destino de nossa cidade e da nação” como frisou o pastor Anthyony.
A Banda Shalom deu sequência à primeira noite do Celebra Itabuna. Animado, o grupo de música gospel provocou o público motivando-o a seguir o ritmo de cada canção, formando um imenso coral. Na despedida, a multidão pedia mais e o cantor não decepcionou. Deu bis.
O cantor e compositor Jessé Aguiar, foi o último a subir ao palco e deu um show para fechar a noite com chave de ouro. Cada canção levava o público ao delírio. Quando ele cantou “Alívio” um novo coral ecoou por todo o espaço em frente à Câmara Municipal de Vereadores.
A música ficou no topo das mais tocadas em 2022. A multidão não arredou pé quando ele cantou a última canção. Pedia mais uma e mais outra que foi prontamente atendida. Mesmo assim, a despedida deixou um gostinho de quero mais.
O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, confessou que estava temeroso em relação à presença do púbico pela noite bastante fria.
“Choveu muito durante todo o dia, com previsão de mais chuvas a noite. Mas Deus nos ajudou e à noite não houve chuva e a temperatura ficou agradável. Por isso, as pessoas atenderam ao chamado superando nossas expectativas”, frisou.
O Celebra Itabuna é um festival de música gospel, católico e de matriz africana, pioneiro da Prefeitura de Itabuna e da FICC lançado este ano. E já demonstrou nessa primeira edição que veio para ficar. “Com certeza já está incluído no calendário oficial de eventos no município, porque teve a aprovação do itabunense”, garantiu Aldo Rebouças.
Às 13h desta quarta-feira, dia 7, feriado do bicentenário da Independência do Brasil, saindo Arena da Praça Rio Cachoeira, acontece o cortejo afro com a banda Muzenza. Às 18h, o show com artistas e bandas católicas encerrando o Celebra Itabuna.
Foto: Pedro Augusto