O Projeto de Ampliação e Requalificação do Estádio Municipal Fernando Gomes Oliveira (Itabunão), apresentado nesta quarta-feira, dia 21, pelo prefeito de Itabuna Augusto Castro, agradou autoridades e desportistas que estivem reunidos no Centro Administrativo Firmino Alves e também acompanharam a assinatura de autorização para abertura do processo licitatório da empresa de engenharia que executará a obra.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, enfatizou o dia de hoje como um momento histórico para o esporte da cidade e da região, depois de lembrar sua trajetória como desportistas no Sul da Bahia. Ele destacou a determinação e a coragem do prefeito Augusto de tocar um projeto de tão grande relevância, que prevê a aplicação de 70% de recursos próprios do município na obra.
Para além do projeto do novo estádio, Alcântara destacou o quanto o governo do prefeito Auguto Castro tem priorizado investimentos no setor esportivo, tanto em parceria com o Governo do Estado, como através de projetos de fomento e incentivo à prática, a exemplo das arenas esportivas da Avenida Fernando Cordier, 15º Batalhão de Polícia Militar e do Bairro Conceição, além da implantação do Campo do Futebol Amador e a reforma e requalificação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso.
“Desde que fui convidado pelo prefeito a assumir, pela segunda vez, a Secretaria de Esportes não tive nenhuma dificuldade de ter assegurado recursos do orçamento para importantes projetos. Assim, conseguimos resgatar e promover o Campeonato Interbairros, reimplantar as escolinhas de base em diversas categorias esportivas e ampliar o alcance do esporte aquático para à população de baixa renda”, disse o secretário.
Na solenidade, os presidentes do Itabuna Esporte Clube e do Grapiúna Atlético Clube, Rodrigo Dantas Xavier e Álvaro Castro, respectivamente, foram unânimes em afirmar o quanto a decisão do prefeito Augusto Castro de revitalização da maior praça esportiva do Sul da Bahia será importante para a história do futebol regional. “O Estádio é um patrimônio de Itabuna e devolvê-lo à comunidade com um projeto de tamanha beleza é muito gratificante”, pontuou Rodrigo.
O Líder do Governo da Câmara de Vereadores, Ricardo Xavier, fez questão de manifestar sua solidariedade à primeira-dama do município Andréia Castro, que foi vítima de ofensas verbais por parte de um vereador durante sessão do Legislativo na terça-feira, dia 20. Ele parabenizou o prefeito e a todos os envolvidos na elaboração do projeto arquitetônico e afirmou o quanto é importante para o futebol itabunense ter aquele espaço para disputar campeonatos junto à torcida.
Ricardo lembrou que a última vez que o Itabuna Esporte Clube disputou uma partida no Itabunão foi em 2015 pelo Campeonato Baiano contra o Fluminense de Feira de Santana. “Desde 2009, como é do conhecimento do prefeito e do secretário Alcântara, o futebol itabunense tem enfrentado diversas dificuldades. Agora, a partir deste dia, começamos a visualizar um novo momento para o esporte da cidade”, disse.
Também manifestou solidariedade à primeira-dama, o presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila, que classificou a ofensa covarde do vereador que é repudiada por todos os demais membros do Legislativo.
Ao falar da requalificação do estádio, destacou com audacioso propósito do prefeito Augusto Castro de resgatar e reinserir e Itabuna nos mais diversos contextos do cenário estadual e nacional. O empresário e investidor no SAF Itabuna, Leonardo Amoedo, também falou de sua alegria em ver o arrojado projeto arquitetônico do Itabunão. “Traz esperança e alegria”, resumiu. Também discursou o presidente da Liga Itabunense de Futebol, advogado Rafle Salume.