As aulas coletivas e online serão realizadas entre junho e agosto pelo percussionista da OSBA Paulo Zorzetto. Músicos do interior da Bahia serão priorizados para as vagas.
A Orquestra Sinfônica da Bahia, dentro dos seus projetos de extensão com foco na educação musical, está com as inscrições abertas para a Oficina de Percussão com o tema “Solfejo e percepção através da caixa-clara”, voltada para bandas marciais e filarmônicas, ministrada por Paulo Zorzetto, timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 08 de junho através do link: http://bit.ly/
VAGA PARA MÚSICOS DO INTERIOR DA BAHIA: a atividade de extensão da OSBA “Oficina de Percussão – Solfejo e percepção através da caixa-clara” é aberta ao público em geral, mas terão prioridade de acesso às vagas músicos de bandas marciais e filarmônicas residentes do interior da Bahia, tendo em vista que a oficina visa realizar de maneira remota uma atividade que vinha sendo feita presencialmente como parte das turnês da OSBA pelo interior do Estado. Desde 2017, a Sinfônica da Bahia já se apresentou em 09 cidades de 08 territórios de identidade, promovendo também ações de extensão voltadas para músicos locais.
Para além dos concertos, a OSBA mantém anualmente uma quantidade expressiva de ações de extensão, entre apresentações socioculturais, masterclasses, cursos, oficinas e palestras. Em 2019 foram mais de 260 atividades desta natureza com um público de mais de 14.500 pessoas. As ações de extensão são fundamentais para expandir o raio de ação da orquestra e para aproximar a música de concerto dos mais distintos públicos, reforçando a responsabilidade social da Sinfônica da Bahia. Neste momento de isolamento social, as ações de extensão da Orquestra ganharam as redes sociais, aumentando ainda mais seu raio de ação e alcance de público. Em 2020, realizamos oficinas online de trombone, percussão e clarineta, além da Academia Virtual da OSBA, que atendeu 84 alunos de 15 estados brasileiros.
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).
Serviço
OFICINA DE PERCUSSÃO: “Solfejo e percepção através da caixa-clara”
Ministrante: Paulo Zorzetto (timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA)
Inscrições gratuitas entre 25/05 e 08/06 através do link: http://bit.ly/
Período de aulas: entre 15/06 e 10/08, 9 encontros no total, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h.