Professores participam de 1º Encontro de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências

“A formação colaborativa de professores da Educação Básica” foi o principal tema do 1º. Encontro Formativo de Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências destinado aos professores da Rede Municipal de Ensino em Itabuna. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), foi realizado na quinta-feira passad, dia 9, no auditório do Colégio CAIC Jorge Amado, no Bairro Jardim Primavera.

Na abertura, foi apresentada a proposta formativa para o ano de 2022, cujo objetivo é promover uma dinâmica de reflexão entre as experiências dos professores que já participaram do processo em anos anteriores e a ciclo investigativo, uma sequência de situações de aprendizagem que permite aos estudantes a definição de um problema de pesquisa, a elaboração de hipóteses, a construção de argumentos que garantem a sustentação das pressuposições e a comunicação dos resultados.

Foram discutidas ainda possibilidades metodológicas para o ensino de conceitos estatísticos, por meio do uso de uma metodologia investigativa denominada de Ciclo Investigativo. “Esse ciclo é uma sequência de situações de aprendizagem que permite aos estudantes a definição de um problema de pesquisa, a elaboração de hipóteses, a construção de argumentos que garantem a sustentação das pressuposições e a comunicação dos resultados”, explicam os mediadores.

A coordenação informou que o projeto de extensão já vem sendo desenvolvido desde 2018 e tem a finalidade de melhorar o ensino da matemática nas escolas municipais visando levar conteúdos para a realidade dos estudantes.

A Secretaria Municipal da Educação planeja promover outros cinco encontros, onde os professores das turmas do 6º ao 9º ano desenvolverão uma série de atividades, sendo acompanhados pela professora Lucivânia Ribeira, da Liderança Universidade-Escola (LUE), enquanto os professores da Educação Infantil terão o acompanhados da professora Silvana Carvalho.

“Ao implementar o ciclo investigativo em sala de aula é possível trabalhar com conceitos estatísticos, com contextos da realidade e princípios do pensamento científico”, conforme destacaram os mediadores do encontro os professores doutores Henrique Luís e Eurivalda Santana, representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).