Na manhã desta segunda (22), policiais militares foram para a Av. do Cinquentenário, em Itabuna, na tentativa de conter aglomerações, pois o local amanheceu bastante movimentado. Segundo pessoas que transitavam no local, os policiais estavam com arma em punho ao conversarem com empresários e funcionários com objetivo de fazer cumprir o decreto municipal que determinou o fechamento de atividades não essenciais.
Vale ressaltar que o comércio tem mais de 100 dias fechado, e períodos de grandes vendas depois do Natal que é o Dia dos Namorados e São João foi muito reduzida, mesmo oferecendo vendas por delivery. Algumas lojas estão atendendo com portas fechadas, e provavelmente tenha sido esse o motivo da presença de policiais na Cinquentenário. é fato que alguma medida tem que ser tomada urgente quanto a reabertura do comércio para evitar mais lojas fechando suas atividades e, consequentemente, aumentando o número de desempregados em Itabuna.
A cidade registrou ontem 1.823 casos confirmados de Covid-19, 62 óbitos e pouco mais de 46%, 848 pessoas, foram curadas da doença, mas o que realmente se espera é o aumento do número de leitos clínicos e de UTI’s específicos para Covid-19, para vislumbrar em breve a reabertura segura das atividades não essenciais.