A dona de casa Maria da Conceição dos Santos, 70 anos, residente no Bairro de Ferradas, aproveitou a oferta de serviços públicos pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, dia 27, perto de casa para fazer exames de saúde. “É muito bom poder receber esse atendimento na porta de casa. Nunca é tarde para cuidar da saúde”, comentou.
Já Fabiane Oliveira dos Santos, moradora de Nova Ferradas, garantiu algumas mudas de Açaí. “Adoro árvores frutíferas. No quintal da minha casa, tenho cajarana, limão e várias outras frutas”, contou. As mudas foram distribuídas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
“Foram cerca de 700 mudas frutíferas (açaí, cupuaçu e goiaba paluma) e essenciais florestais (Ypê amarelo, etc.) reservadas para este evento”, disse o secretário Moacir Smith Lima. As duas donas de casa foram algumas das pessoas que se beneficiaram da ação social promovida pela Prefeitura de Itabuna em comemoração aos 206 anos de Ferradas, que nasceu como Vila Imperial no século XIX.
Para marcar a importante data, a Prefeitura de Itabuna levou para a Praça Jorge Amado, uma série de serviços para a população local, por meio de secretarias e outros órgãos do município. Também proporcionou momentos de lazer e diversão para crianças, jovens e adultos da localidade.
Na área de saúde foram oferecidos serviços, como aferição de pressão arterial (PA), testes de glicemia, disponibilização de quatro tipos de testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatite B e C) por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), e marcação de exames.
“Este é momento de estarmos mais próximos da comunidade, trazendo serviços para quem mais precisa”, comentou a diretora da Central de Regulação e Controle do SUS, Anarone Céu.
Em estandes montados na praça, a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda disponibilizou serviços e informações para os Microempreendedores Individuais (MEI), além da distribuição de máscaras faciais. Já a Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente esteve presente com exposições de artesanatos e artigos culinários.
Por sua vez a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) levou o micro-ônibus para atendimento psicológico e com assistentes sociais, além de promover a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e de programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ID Jovem. Enquanto a Secretaria de Governo esteve presente por meio do Procon e da Assessoria Jurídica Especializada (AJE).
DIVERSÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA
Na área esportiva e de lazer uma diversificada programação foi preparada com Aulão Funcional, recreação com a equipe Kathynho Karvalho, Funciofut (Funcional com Futebol para Crianças) e muita dança.
O secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, aproveitou para chamar a atenção para o fato de que o esporte precisa ser reconhecido como política pública e, consequentemente, estimulado entre as crianças.
“Daí a importância de estimular a prática de atividades como o Funciofut. É a partir do esporte que podemos despertar na criança o desejo de se tornar um profissional de educação física, um árbitro, entre outras profissões e não apenas um atleta. Mas, esse desejo precisa ser estimulado na fase escolar”, argumentou.
A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) marcou presença no evento levando informações educativas para a garotada. Os alunos da Escola Sossego da Mamãe, em Ferradas, instituição de ensino que tem uma história de 47 anos, fizeram belíssimas apresentações artísticas e culturais com destaque para a história da localidade que foi transformada em Vila Imperial por decreto de Dom Pedro II.