A Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e das secretarias de municipais de Saúde, Segurança e Ordem Pública e de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, realizou nesta sexta-feira, dia17, a testagem de RT-PCR nos participantes do evento-teste, que será realizado no espaço de eventos Terceira Via Hall, a partir das 16 horas de amanhã.
O teste detecta o Covid-19 e é um dos pré-requisitos para o acesso aos shows. Além disso, será uma forma de o município avaliar a possibilidade de flexibilização das festas com mais de mil pessoas. “Estamos fazendo tudo com responsabilidade para liberar esses eventos de forma gradual, com protocolos que empresários e consumidores possam cumprir”, frisou , presidente da FICC, Aldo Rebouças.
Neste sábado, o evento vai reunir 500 pessoas que foram previamente selecionadas pelos empresários que estão organizando a evento-teste, além dos artistas que vão se apresentar. Ainda de acordo com o presidente da FICC, até o final da tarde os mais de 100 participantes que fizeram o teste tiveram resultados negativos para Covid-19. “Outro pré-requisito é ter recebido a primeira da vacina contra o coronavírus há 30 dias”, alerta Aldo.
Quem não foi testado hoje, poderá passar pela testagem RT-PCR no sábado, a partir das 13h no local do evento. Depois do evento teste, que segue até as 23 horas, os participantes serão monitorados durante 10 dias pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de sintomas, da Covid-19 a pessoa ficará em isolamento como determinas os protocolos de biossegurança.