A Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer) da Prefeitura de Itabuna iniciará o cadastramento dos vendedores ambulantes da área central da cidade. O processo será dividido em duas etapas, sendo que a primeira nesta quinta-feira, dia 5, nos principais locais de concentração: Avenida do Cinquentenário e praças Adami e Otávio Mangabeira (Camacan).
A outra, na próxima terça-feira, dia 10, com a participação de outras secretarias municipais. Nos dois dias, o trio de prepostos ou fiscais da Sicer estará munido de crachás. Eles vão atuar sempre entre as 8 e 10 horas.
A proposta da Prefeitura é traçar o perfil dos cerca de 130 ambulantes e o tipo de produto que comercializam ao longo da Avenida do Cinquentenário e suas transversais, e, principalmente, promover a reorganização do comércio informal de modo que atenda aos anseios tanto dos ambulantes quanto dos comerciantes, conforme o plano de ação da atual gestão municipal.
O titular da Sicer, Ricardo Xavier, lembra que essa proposta já foi amplamente discutida durante reuniões ao longo de dois meses promovidas por uma comissão formada por representantes das secretarias municipais de Planejamento, Transporte e Trânsito (Settran), Saúde, Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) e Segurança e Ordem Pública (Sesop). Representantes do comércio formal e informal também participaram para apresentar suas demandas.
Ricardo disse que o diálogo foi importante, porque o poder público, a classe empresarial e os ambulantes chegaram a um consenso após as discussões em vários momentos. Cada segmento foi ouvido individualmente e de forma coletiva sobre o tema na busca pelo reordenamento do comércio na área central, abrindo calçadas e passeios para os transeuntes.
“Acreditamos que com as mudanças que deverão ocorrer, a partir da conclusão do cadastramento, todos os segmentos devem ser beneficiados e a cidade como um todo”, concluiu o titular da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.