Antiga reivindicação dos moradores do São Pedro, a obra de revestimento do canal de drenagem está em fase de finalização pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB). São inúmeros os benefícios para a população do bairro, dentre eles, a condução das águas pelo canal do antigo córrego e equilíbrio das bordas laterais.
Nesta terça-feira, dia 28, os técnicos da SIURB estão fazendo a limpeza construída em uma das margens do canal, cujo trecho de aproximadamente 100 metros está em obras.
De acordo com a secretária Sônia Fontes, as obras tiveram início há oito anos, mas não foram concluídas. “Resgatamos os recursos desta obra junto a Caixa Econômica Federal, licitamos e estamos construindo o trecho do projeto original”, informou.
Moradora há 28 anos no São Pedro, a dona de casa Edleuza dos Santos está feliz. O fundo da casa sempre enfrentou transtornos por conta do mau cheiro e águas pluviais. “Na época das chuvas e enchentes as águas entravam na minha casa. Mas graças a Deus, a Prefeitura está fazendo o canal, o que vai melhorar nosso dia a dia”, falou.
Já o aposentado Israel Dutra, que há 60 anos mora no bairro, lembrou que a situação já foi pior. “A água invadia minha casa sempre. Agora, eu espero que fique ainda melhor com o canal revestido”.
ACELERA ITABUNA
Durante visita às obras e serviços do canal do São Pedro, a secretária Sônia Fontes fez uma vistoria no bairro que antecede a execução do Programa Acelera Itabuna (PAI), que será iniciado na localidade ainda nesta semana.
A titular da SIURB afirmou que o trabalho vai ser igual ao executado até agora em outros bairros, a exemplo da ligação entre Nova Ferradas até a BR-415, na zona oeste, com terraplanagem, base e sub-base, meio fio e pavimentação.
“A região 1, que será agora contemplada, vai do Gogó da Ema até o Jardim Vitória. As ruas de barro que estiverem aptas a receber esse tipo de pavimentação vão entrar no no Programa Acelera Itabuna”, afirmou a secretária
Para executar o Acelera Itabuna a cidade foi dividida em três zonas. Na Zona 1, serão beneficiados os bairros Vale do Sol, Maria Pinheiro, São Roque, Pedro Jerônimo, Zizo, Fonseca, São Pedro, Daniel Gomes, Santa Inês, Jardim Jaçanã, Jardim Vitória, Góes Calmon, Sarinha Alcântara, São Caetano e Novo São Caetano.
Na Zona 2, os bairros São Lourenço, Santo Antônio, Novo Horizonte, Pontalzinho, Parque São João, Parque Verde, Loteamento Paraíso/Parque Boa Vista, Monte Líbano, Monte Cristo, Antique, Jardim Italamar, Califórnia – Nova Califórnia, Fátima, Jardim Grapiúna, Bananeira, Lomanto e Santa Catarina.
E na Zona 3, os bairros Fernando Gomes, Vila Anália, Jardim Primavera, Urbis IV/Sinval Palmeira, Jorge Amado, Campo Formoso, Santa Clara, Jaçanã, Manoel Leão e Novo São Lourenço. Em Ferradas, Nova Ferradas e Nova Esperança os serviços foram executados e agora estão no Nova Itabuna.