Começou pelas entradas da cidade na quarta-feira, dia 3, a operação tapa-buracos executada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo destina à recuperação da malha viária. Nesta fase inicial, os serviços vão melhorar a qualidade dos grandes canais de tráfego do transporte coletivo urbano, mas também é realizada tapa-buracos em pequenos forros, com corte geométrico e retirada do material saturado.
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, explica que depois há a recuperação da sub-base, base e do revestimento aumentando a durabilidade do concreto asfáltico. “Com o recorte geométrico e o material saturado sendo recolhido há ganhos para o pavimento que permanece mais tempo impermeável”, explicou, acrescentando que o trabalho já alcançou o prolongamento da Avenida Amélia Amado na saída da cidade para a rodovia BR-101.
As equipes da operação tapa-buracos estavam programadas para atuar na recuperação do entorno da Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó) e Rua São Vicente de Paulo e Avenida Juca Lão, no centro, e a Avenida José Soares Pinheiro, saída da cidade em as rodovias federais BR-415 e 101 e à zona oeste da cidade. Na zona leste, já foi recuperada a pavimentação asfáltica da Rua Felícia de Novaes, no Bairro de Fátima, um dos acessos à saída para Ilhéus.
Por determinação do prefeito Augusto Castro, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo já iniciou a limpeza de canais de micro e macrodrenagem. Atualmente, as ações estão concentradas no canal do Bairro Lomanto, mas pelo cronograma vai atingir outros canais em diversos bairros da cidade. Em paralelo, está sendo executado o patrolamento de ruas no Bairro Emanoel Leão.