Prefeitura e entidades debatem desafios e oportunidades para a promoção do Meio Ambiente

Para discutir potenciais ações de desenvolvimento que promovam o Meio Ambiente no município, técnicos da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, se reuniram com representantes do Grupo Juntos pelo Rio Cachoeira. O diretor de Meio Ambiente Thiago Guedes apresentou o Plano Estratégico.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conta com uma agenda de estudos e ações para pauta da Gestão dos Resíduos Sólidos, Criação do aplicativo Meio Ambiente e do Programa Lixo Zero. Além disso, também tem foco o Plano de Arborização Municipal, criação do Parque da Cidade e elaboração do Plano de Educação Ambiental e Restauração Ecológica da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira.

“Temos como prioridade, o foco na gestão dos resíduos sólidos. Para isso, já tivemos encontros com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo da Bahia, através de um diálogo em consórcio com outros municípios do Litoral Sul”, informa, Guedes. O encontro foi por videoconferência, como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus.

Para o vice Reitor da UESC, Maurício Moreau, o plano de ação vem ao encontro das pesquisas e projetos desenvolvidos pela universidade, para a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. “Também é função da universidade, apoiar a Prefeitura em todas as frentes de atuação. Queremos desenvolver projetos em parceria com a diretoria de Meio Ambiente em prol da sustentabilidade e recuperação da paisagem urbana e rural”, afirma.

Para o executivo Edimar Margotto (MESB), atualmente se tem um grande problema que é o lixão de Itabuna. Ele disse que espera que o projeto do Executivo aconteça em parceria com a sociedade civil, para que os melhores resultados sejam alcançados. Já a professora da UFSB, Valerie Nicollier é importante a recuperação do Rio Cachoeira..

Segundo explicou, isso depende de ações integradas que envolvam poder público municipal e estadual, empresas de saneamento básico, universidades, sociedade civil e comunidade em geral.
“ Além disso, a gestão integrada dos recursos hídricos requer a harmonização das leis municipais no que se referem ao meio ambiente, saneamento básico e desenvolvimento Urbano”, destacou Nicollier.

A reunião por via videoconferência contou com a participação do vice-reitor da UESC,
Maurício Moreau; Valerie Nicolier (UFSB), Edimar Margotto (MESB), Waleska Viana (Instituto Viverde), Alfredo Melo (Emasa), Alana Couto e Calin Bahia e Thiago Guedes, da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna.