Agentes de Combate às Endemias (ACE) continuam o trabalho de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti realizando atividades focais com recolhimento de material em desuso mediante denúncias, visitas às residências e mutirões com atividades educativas. Nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 8h eles estarão das 8 horas na Praça Alice Monteiro, no Santo Antônio.
Naquele dia, a Prefeitura de Itabuna, através do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar um mutirão com ações de educação ambiental e de prevenção ao mosquito no bairro, mesmo o índice de infestação na cidade esteja em 0,68% desde meados do ano exatamente devido a ação dos agentes nas diversas localidades.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, o mutirão vai contar com 160 agentes que estão preparados para orientar os moradores de como manter quintais, terrenos baldios e pratinhos de plantas sempre limpos e evitar água das chuvas em calhas ou em reservatórios destampados.
“Em todos os bairros e localidades e na cidade como um todo sempre buscamos orientar os moradores sobre a importância da prevenção à proliferação do mosquito que é causador das arboviroses dengue, zika vírus e chikungunya”, disse.
“Também orientamos que, com apenas dez minutos por semana, o morador consegue fazer a verificação do seu quintal, como diz a campanha institucional do Ministério da Saúde”, acrescentou.
A coordenadora destacou que a participação efetiva da população nestas ações é fundamental e informou que nesse mutirão no Santo Antônio haverá apresentação lúdica, com personagens de teatro de fantoches para as crianças, além da panfletagem nas ruas do bairro.