A Prefeitura de Itabuna deu início nesta segunda-feira, dia 26, à transferência dos comerciantes da Feira Livre do Bairro São Caetano para o antigo galpão da fábrica de calçados da Kildare, no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no mesmo bairro. A mudança temporária e de forma consensual foi necessária em decorrência do início das obras de requalificação da feira livre do bairro, que atende a um pedido de comerciantes e consumidores.
O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos, responsável pela condução do processo de transição, explica que o galpão está sendo adaptado para receber os feirantes de forma humanizada. A expectativa é de que o novo espaço provisório da feira livre do São Caetano esteja em pleno funcionamento no próximo dia 5 de janeiro.
Entre as ações que estão sendo realizadas, estão: demarcações de espaços, instalação de toldos e reforma hidráulica e elétrica. “Neste primeiro momento, 208 feirantes que trabalham em boxes estão sendo transferidos. Mas, o galpão abrigará um total de 400 feirantes, inclusive aqueles que trabalhavam na área externa da feira”, explica o secretário Humberto Mattos.
A obra de requalificação da Feira Livre do São Caetano conta com um projeto técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), com execução sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 12 milhões nas obras de requalificação do equipamento.