Na manhã desta sexta-feira, dia 16, a Prefeitura de Itabuna, por meio de equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos, removeu uma árvore que oferecia risco de queda na Rua Cedron, no Vila Anália, atendendo a pedido dos moradores. O diretor do Departamento, Lázaro Pellegrini, disse que a árvore foi plantada em local inadequado, às margens do canal de drenagem e sem orientação técnica.
Depois de a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente emitir um laudo atestando os riscos para moradores e quem passa no local, a árvore foi retirada. “Atualmente, temos uma lista de 32 árvores que precisam ser retiradas dos locais onde foram plantadas. A maioria está nos quintais oferecendo riscos”, disse Lázaro Pelegrini.
A remoção deixou os moradores e comerciantes do Vila Anália mais aliviados, a exemplo do empresário Andrei Cordeiro, dono de uma oficina. Ele disse que a árvore era motivo de preocupação para ele e seus vizinhos que muitas vezes estacionavam carros no local. “O risco era um galho mais pesado machucar alguém ou um veículo. Nossa solicitação foi atendida e o serviço foi executado”, comemorou.
Antes de os técnicos chegarem, os moradores haviam isolado a área para evitar acidentes. Depois do serviço, as equipes também limparam o canal, que recebeu fragmentos da árvore e acumulava entulhos, já que a limpeza com máquinas não podia ser executada.
O diretor do Departamento de Limpeza Pública falou que nesse ano, já foram atendidas mais de 200 notificações entre supressão e poda de árvores. “ O trabalho vai seguir até que todas as árvores que oferecem risco sejam removidas para a segurança das pessoas”, disse Lázaro Pelegrini.
Foto: Hélio Fonseca