O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar no próximo dia 12, às 14 horas, um evento para incentivar a Campanha Agosto Dourado nos bairros São Pedro, Zizo e Conceição. Em Itabuna, a exemplo dos demais municípios brasileiros, o mês é dedicado à conscientização de gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno.
O evento que vai orientar mulheres acompanhadas pelas equipes médica e de enfermagem das unidades Lavínia Magalhães, no Conceição, Simão Fitterman, no São Pedro, e John Leahy, no Bairro de Zizo, será realizado no Espaço Social da Igreja Batista Boas Novas , localizado no São Pedro. A ação também será voltada às gestantes que fazem o pré-natal na rede privada.
Os agentes Comunitários de Saúde orientam as mulheres a levar a acompanhante do parto, pois entendem que a família precisa estar envolvida no processo de aleitamento.
Para a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, amamentar promove a intimidade mãe-filho. “Além desse contato, o leite é o alimento mais completo para que o bebê se desenvolva com saúde durante os seis primeiros meses de vida”, orienta.
A diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, disse que a promoção do aleitamento materno também traz o incentivo sobre a doação do leite para que mais crianças tenham acesso a esse alimento, que é fonte de vida”, destaca. A Campanha Agosto Dourado está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que atende a vários municípios.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Bianca Baleeiro, a campanha é fundamental para esclarecer as mães, doulas e acompanhantes sobre a amamentação. “Temos o papel de apoiar, assegurar e promover o aleitamento materno. Também orientamos as mães de bebês que estão na UTI para que não deixem de amamentar, caso haja liberação médica.