Uma parceria da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Instituto Água Viva que atua nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco, tem permitido atendimentos odontológicos itinerantes nos abrigos para assistir os desalojados vítimas das enchentes do Rio Cachoeira e das cheias da penúltima semana de dezembro do ano passado. Desde segunda-feira, dia 10, que os serviços foram iniciados
A ação, que se iniciou pelos abrigos dos colégios Universidade Aberta do Brasil (ex-colégio estadual ACM), no Mangabinha, e CISO, no Fátima, utiliza uma van para executar procedimentos odontológicos no consultório móvel fornecido pelo Instituto Água Viva. Conta com uma série de aparatos para saúde bucal. Somente até ontem, 40 pessoas haviam sido atendidas.
A Secretaria Municipal de Saúde entra com a equipe profissional de odontólogos da rede de atenção primária e também com alguns equipamentos para o atendimento. Vale destacar que parte dos insumos de Odontologia foram perdidos durante a enchente, com o alagamento do Almoxarifado Central, ocorrência registrada na Polícia Civil.
Criado em 2015, o Instituto Água Viva é uma organização social sem fins lucrativos que atua no Sertão do Nordeste e que tem entre seus pilares a transformação e atuação no cenário da saúde na região nordestina. Por isso, a parceria com Itabuna, principalmente, após a tragédia da enchente.
As vans itinerantes do Água Viva atuarão em todos os colégios que abrigam vítimas da enchente. Nesta semana, os bairros contemplados são: Mangabinha, uma das localidades mais afetadas, Fátima, Lomanto (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães) e o Jardim Primavera (CAIC Jorge Amado).
A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, evidencia a importância desses atendimentos odontológicos principalmente em um cenário pós-enchente. “Muitas famílias ainda estão alojadas em abrigos e carecem mais do que nunca desses cuidados de saúde. A saúde bucal é essencial para que algumas infecções não acometam esses pacientes. Por isso, agradecemos imensamente a parceria com o Instituto Água Viva, que cedeu as unidades móveis com diversos aparatos.” pontuou.
Paulo Pedroza, motorista e membro do Instituto Água Viva, destaca as ações já realizadas. “O instituto existe há seis anos em função de quatro pilares: educação complementar, saúde, esporte e geração de renda e é sem fins lucrativos. Atuamos em todo o Nordeste brasileiro promovendo essas ações. Com a enchente na região sul da Bahia, buscamos estar inseridos para contribuir. E, aqui em Itabuna, estamos realizando atendimentos durante todo o dia”, contou.
Já o diretor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Pery Amorim, pontua sobre os serviços de saúde bucal. “Vieram duas vans para Itabuna. Uma está no Mangabinha, enquanto a outra, no CISO. Elas vão visitar todos os abrigos e contam com toda a tecnologia odontológica para realizar cirurgias, restaurações, limpeza, urgências e remoção de dor. A Secretaria de Saúde entrou com a equipe de odontólogos da rede”, informa
Morador no na Mangabinha, Jamisson Miranda Reis, 30 anos, foi uma das pessoas atendidas e aprovou a assistência. “O atendimento foi maravilhoso. Fiz uma restauração no dente. Na próxima semana, farei uma obturação. Gostei de tudo e também do kit para higiene,” afirmou.
Nas próximas semanas, chegarão outras vans à cidade. Com isso, será elaborado um cronograma para que todos os abrigos recebam essa assistência odontológica. Depois de atender todos os desalojados, a Secretaria Municipal de Saúde vai elaborar uma estratégia para que também a comunidade destes bairros afetados pelas enchentes possam ser atendidas após triagem.