Em decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Itabuna estabeleceu regras para o funcionamento de shopping center no município. De acordo com a publicação, o município autorizou o funcionamento em sistema de venda eletrônica, com a possibilidade de pagamento e entrega do produto em guichê alocado no estacionamento (drive thru). Para poder funcionar neste sistema, o shopping deverá cumprir uma série de exigências que visam evitar aglomerações e garantir a segurança aos funcionários e clientes.
Com essa possibilidade, o shopping poderá ter até 15 guichês de no máximo 3(três) metros quadrados, distanciando-se pelo menos 2(dois) metros um do outro. De acordo com o decreto, só será permitido um funcionário em cada guichê, e o mesmo deve estar sob uso de máscaras, luvas e acesso a álcool em gel, além de não poder ser do grupo considerado de risco à Covid-19. Os pontos de coleta não poderão ter exposição, estocagem ou armazenamento de produtos, nem oferta de outros itens, além dos previamente ajustados pelos consumidores.
Ainda segundo o decreto, somente veículos automotores terão acesso ao estacionamento, sem a permissão de desembarque dos veículos. Cada cliente deverá utilizar máscara de proteção facial e não poderá permanecer mais que 15 minutos dentro do estacionamento.