A Prefeitura de Itabuna inaugurou, na última quinta-feira (17), a Escola Municipal Professora Tereza Cristina Ribeiro Estrela, no Loteamento Paraíso, bairro Parque Boa Vista.
A escola surge a partir da mudança da dependência administrativa da escola, saindo da rede estadual e se inserindo na Rede Municipal de Ensino, agora com 91 unidades.
Quando na rede estadual, a escola era denominada “Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães”. O termo de cessão concede ao município o prédio escolar e mobiliário. Pelo acordo ainda, 6 professores vinculados à rede estadual também estão à disposição do município desde janeiro de 2020.
“A nova denominação representa muito mais que uma simples mudança no nome da escola”, disse a secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, que, no ato, representou o prefeito Fernando Gomes. “Representa tornar eterna a memória de uma professora cujos gestos permearam exemplos de humildade e de dedicação à educação pública e privada de nossa cidade”, destacou a secretária.
Ela disse que, agora, essa é mais uma escola municipal que, através do prefeito Fernando Gomes, faz homenagem a professores que tiveram suas histórias profissionais em Itabuna. As demais são a Florípedes Menezes, Everaldo Cardoso, Maria Creuza Pereira, Flávio Simões e Lúcia Oliveira (esta última reformada e reaberta em 2018).
A Escola Municipal Professora Tereza Cristina Ribeiro Estrela atende, atualmente, 270 estudantes.
Quem foi Tereza Cristina
Conhecida como Dona Tereza, a professora Tereza Cristina Ribeiro Estrela nasceu em Itabuna, em 9 de julho de 1943, filha de Aurora Góes Ribeiro e José da Silva Ribeiro.
Dona Tereza dedicou a sua vida a ensinar e educar crianças de todas as idades.
Concursada como professora do estado, lecionou por 25 anos no Grupo Escolar Vicentino, no bairro Pontalzinho, onde muito além de ensinar, tratava com rigor e maestria sempre incentivando o respeito, a leitura e a valorização cultural de sua cidade natal.
Após se aposentar, começou a ensinar na Escola Criança Feliz, onde passou os seus últimos 14 anos de magistério, e conciliava também bancas e reforço escolar para crianças e jovens.
Faleceu em 13 de outubro de 2020, aos 77 anos, deixando o esposo, José Gomes de Carvalho Estrela, além de filhos e netos.