A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo voltou a intensificar a operação tapa-buracos, o patrolamento, encascalhamento e compactação do solo de algumas ruas e a limpeza de canais decorridos 30 dias da maior enchente da história de Itabuna. Além disso, as equipes também começaram a fazer a zeladoria de rotina em algumas áreas com a poda de árvores, capina, roçagem e pintura de meio-fio.
Nesta segunda-feira, dia 24, as ruas A e F no Bairro Nova Itabuna estão sendo patroladas ao mesmo tempo em que está sendo aplicado cascalho para posterior compactação do sol. Com isso, os moradores passarão a contar com melhores condições de trafegabilidade, segundo afirmou o superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino, acrescentando que a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) é que as avenidas e ruas sejam recuperadas.
No Bairro Califórnia, duas equipes estão executando a operação tapa-buracos nas ruas Imperador e Paulista que estavam bastante esburacadas em razão das chuvas. Os operários fazem o corte geográfico, removem barro e o asfalto danificado e aplicam novas camadas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). “Temos atuado em várias frentes neste bairro”, informa Sousa Lino.
Já foram recuperadas as vias por onde trafegam os ônibus do sistema de transporte público, como Santa Rita, Saturnino José Soares e Rio Branco. Nesta última, os serviços da operação tapa-buracos se estenderam ao final de linha no acesso aos condomínios residenciais Jardim América I e II, no vizinho Bairro Nova Califórnia.
No São Caetano, no limite territorial com os bairros Fonseca e Pedro Jerônimo, com o suporte de uma retroescavadeira, a Superintendência de Serviços Públicos promove a limpeza de um pequeno canal de drenagem na Rua Antônio Soares Pinheiro de onde foram removidos sedimentos. Esse canal nasce nas imediações do Vale do Sol, deságua no canal do São Caetano, mas sofre com o lixo e entulhos lançados na calha.
“Essa limpeza é fundamental para facilitar o escoamento das águas pluviais. Vamos esperar que os moradores contribuam mantendo o canal limpo. As pessoas precisam ajudar descartando lixo e entulhos nos locais indicados pelo poder público. Quanto o canal fica sujo o prejuízo é de todos nós”, comentou o morador Wilson dos Santos que se disse satisfeito com a operação desencadeada pela Prefeitura de Itabuna e agradeceu à equipe do prefeito Augusto Castro.