O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae em seis municípios do sul da Bahia contemplou ontem a Prefeitura de Itabuna com a realização de curso de capacitação ministrado pela consultora de compras Juliana Pôncio Dias. O objetivo do programa é trabalhar a importância do empreendedor na participação das licitações públicas nas compras governamentais.
O curso foi ministrado na Secretária de Indústria, Comércio Emprego e Renda (Sicer) contando com a participação de servidores e técnicos das secretarias municipais envolvidas e empreendedores. Dentre os temas abordados, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, inovação e sustentabilidade, compra da agricultura familiar, com enfoque na merenda escolar, avaliando dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“A capacitação serve tanto para os servidores públicos quanto os empresários e, um outro eixo é o Redesim, onde se trabalha a abertura de empresas e a desburocratização, que é a agilidade para que as empresas estejam cada vez mais dentro dos padrões”, disse, a consultora responsável pelo programa Cidade Empreendedora Ana Carolina Moura.
Segundo ela, a Sala do Empreendedor foi outro ponto abordado no município, orientando e capacitando os atendentes e agentes, incluindo as microempresas e não só o MEI, com o intuito de atingir todo esse público”, frisou a consultora.
Ela ressalta que a capacitação do Programa Cidade Empreendedora é para que os municípios tenham instrumentos que facilitem o crescimento e desenvolvimento, pois trabalha a gestão pública. “O nosso intuito é trazer conhecimento à comunidade local, produtores rurais e comerciantes e fomentar a renda. Então, é um programa riquíssimo para os municípios que tenham visão empreendedora, para que consigam aproveitar essas consultorias”, afirmou.
No sul da Bahia, as consultorias do Sebrae também acontecem em Ilhéus, Camacã, Ibicaraí, Canavieiras e Uruçuca há três anos. Em Itabuna é o primeiro ano que acontece, tendo sido iniciada no mês de abril, com o curso integrado pelo Comitê Gestor envolvendo secretários de forma online por conta da pandemia. Aos poucos, o formato presencial foi alterado para presencial. A previsão é de que seja finalizado em dezembro.