O prefeito interino, Fernando Vita, decretou hoje, dia 20 de março, sexta-feira, a suspensão do funcionamento das atividades do comércio em Itabuna por 15 dias a partir de amanhã (21).
Esta medida drástica foi tomada com o intuito de conter a proliferação do coronavírus que já foi informado pelo Ministério da Saúde que a transmissão é a comunitária ou sustentada, que é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior. Isso já ocorre em alguns pontos no Brasil, e no caso da Bahia, em Lauro de Freitas.
De acordo com o Decreto 13.608, em seu art. 5º, proíbe além de shoppings, galerias, atividades bancárias, bares, academias, indústrias, os pequenos comerciantes de bairros também foram atingidos pelo decreto podendo ser estendido por mais tempo.
A conscientização do isolamento residencial é realmente necessário para que não aconteça o mesmo que teve na Itália, e o país está sofrendo por não ter se precavido mais. O brasil, em menos de 30 dias, onde o primeiro caso foi confirmado, já conta com 907 casos positivos e 11 mortes. Então, todo cuidado é pouco, inclusive com a higienização das mãos com água e sabão, e álcool em gel apenas quando não for possível lavar as mãos. O momento é de união e solidariedade para conter a pandemia. Para mais detalhes sobre o edital clique AQUI.