Dezenove empresas de Itabuna que realizam ações que contribuem de forma significativa para a preservação do meio ambiente por meio da separação correta de resíduos foram homenageadas, no último dia 05, durante cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Teatro Municipal Candinha Dórea.
Num ato simbólico que contou com a presença de Secretários Municipais e autoridades políticas, os representantes das empresas homenageadas receberam o Selo Verde e uma Medalha de Honra ao Mérito Ambiental em reconhecimento às ações realizadas ao longo do último ano. A Prefeitura de Itabuna instituiu por meio de Decreto nº 14.714, de 25 de outubro de 2021, o Programa Selo Verde Amigo do Catador e da Coleta Seletiva.
Para aderir ao programa, empresas ou pessoas físicas necessitam comprovar que durante um ano desenvolveram ações com foco em realizar coleta seletiva e preservar o meio ambiente. O Diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Alan Feitosa, representou o Secretário Moacir Smith na cerimônia e aproveitou para lembrar que Itabuna tem várias empresas e condomínios residenciais que já fazem a separação correta dos resíduos recicláveis.
“A coleta seletiva é um dever compartilhado e essencial para o futuro do planeta. Cada um deve fazer a sua parte”, completou o Diretor de Meio Ambiente, Alan Feitosa. Entre as empresas homenageadas: o Portal Santo Agostinho, que desenvolve um programa voltado para a preservação do Rio Cachoeira, a Socializa, e também para separação de resíduos recicláveis.
A Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (Arisba), a CVR Costa do Cacau (responsável pela implantação do Aterro Sanitário de Itabuna, dando fim ao antigo lixão da cidade, além de outras ações relacionada ao setor), e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por apoiar a realização de cursos de capacitação nos municípios.