A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), iniciou um projeto pioneiro na região para os pequenos produtores rurais: a polinização artificial, que nada mais é que o transporte do pólen pelo homem.
A técnica consiste na transferência manual de pólen usando um pincel dentro do mesmo indivíduo ou entre diferentes plantas. É um método amplamente utilizado na agricultura, especialmente em culturas que dependem de polinizadores, como abelhas, por exemplo.
O resultado é muito satisfatório, chegando a triplicar a produção de acordo com o técnico agrícola, Cleumo Henrique (Pardal). Ele está ensinando a técnica aos agricultores familiares, por meio das associações que já foram cadastradas na SEAGRIMA desde o início da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).
Para o titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna, secretário Moacir Smith Lima, esse é mais um grande benefício que a secretaria traz para os pequenos agricultores familiares itabunenses.
O engenheiro agrônomo da SEAGRIMA, Pedro Jerônimo, reforçou que a polinização artificial pode resultar em frutas e vegetais de maior qualidade, com características como tamanho, cor, textura e sabor aprimorados. O resultado disso vai direto para a mesa das famílias itabunenses.
“Ao longo de sua gestão, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), tem reforçado a importância de apoio ao pequeno produtor e a agricultura familiar, que tem muito potencial para fortalecer ainda mais a economia do município e da região sul do Estado”, sintetiza o secretário Moacir Smith Lima.