A Defesa Civil de Itabuna apresentou na manhã desta quarta-feira, 14, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, um Mapeamento Atualizado das Áreas de Risco da cidade. Um total de 32 áreas que se apresentam como de risco eminente, risco alto e muito alto para acidentes naturais foram mapeadas pela Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.
O Geógrafo e Coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, informa que este mapeamento é resultado de um trabalho de cerca de quatro meses realizado pelos técnicos do Departamento. “O Mapeamento auxiliará a administração municipal em cenários de eventos naturais. Com isso, será possível planejar melhor o nosso trabalho e resolver problemas com mais celeridade, inclusive com a apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza”, argumenta Kaique Brito.
E finaliza ressaltando que essas áreas de risco se concentram na periferia do município e estão relacionadas a deslizamentos de terra, enchentes e enxurradas. “É muito comum que ocorram deslizamentos de terra durante chuvas intensas em áreas de bairros como o Santa Inês, Maria Pinheiro e Califórnia. E esses acidentes não são provocados somente pelas águas, mas também pelos deslizamentos”.
O relatório está disponível para a consulta nos canais de atendimento da Defesa Civil e no Site Oficial da Prefeitura de Itabuna (itabuna.ba.gov.br). O evento em que foi apresentado o Mapa de Riscos contou com a presença de representantes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) e das Secretarias de Planejamento e Agricultura e Meio Ambiente.