Prefeitura busca apoio do Governo do Estado para viabilizar Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Uma comissão de representantes da Prefeitura de Itabuna está em Salvador onde foi buscar apoios que possam viabilizar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município. O objetivo é tornar Itabuna uma cidade mais humana por meio da adoção de práticas mais sustentáveis.

A comissão, integrada pelos secretários municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, e de Planejamento, Sônia Fontes, foi recebida na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano pelo superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Armindo Gonzalez Miranda, e pelo coordenador das Políticas de Resíduos Sólidos, Gustavo Campos.
Na pauta, a geração de oportunidades e preparação de mão de obra para o trabalho no setor.

“Esta é uma visão estratégica do prefeito Augusto Castro que tem recebido todo o apoio do governador Rui Costa para a adoção de medidas ambientalmente corretas e sustentáveis”, comentou o secretário Ricardo Xavier. Os representantes da cidade ainda participaram de reunião com a diretora de Inovação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bárbara Carole.
Também participa da comissão o gerente de Índices Econômicos do Município, Brunno Almeida.

A secretária de Planejamento, Sônia Fontes, pediu ao superintendente Armindo Gonzalez, a antecipação da consultoria que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano irá disponibilizar aos municípios. “Como Itabuna saiu na frente na questão de desativação do lixão e já iniciou o processo para implantar a coleta seletiva, pedimos que essa consultoria ao município seja iniciada o quanto antes, e recebemos o aceno positivo por parte do superintendente Armindo”, comemorou a secretária.

Ela lembra que, recentemente, a Prefeitura de Itabuna publicou o Decreto nº 14.417, no Diário Oficial do Município, criando um Grupo de Trabalho para transição e requalificação do desativado lixão. Ao Grupo caberá à implantação de um Programa de Coleta Seletiva, revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e preparação de estudos e projetos para elaboração da Política Municipal de Resíduos Sólidos.