Uma comissão de representantes da Prefeitura de Itabuna está em Salvador onde foi buscar apoios que possam viabilizar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município. O objetivo é tornar Itabuna uma cidade mais humana por meio da adoção de práticas mais sustentáveis.
A comissão, integrada pelos secretários municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, e de Planejamento, Sônia Fontes, foi recebida na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano pelo superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Armindo Gonzalez Miranda, e pelo coordenador das Políticas de Resíduos Sólidos, Gustavo Campos.
Na pauta, a geração de oportunidades e preparação de mão de obra para o trabalho no setor.
“Esta é uma visão estratégica do prefeito Augusto Castro que tem recebido todo o apoio do governador Rui Costa para a adoção de medidas ambientalmente corretas e sustentáveis”, comentou o secretário Ricardo Xavier. Os representantes da cidade ainda participaram de reunião com a diretora de Inovação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bárbara Carole.
Também participa da comissão o gerente de Índices Econômicos do Município, Brunno Almeida.
A secretária de Planejamento, Sônia Fontes, pediu ao superintendente Armindo Gonzalez, a antecipação da consultoria que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano irá disponibilizar aos municípios. “Como Itabuna saiu na frente na questão de desativação do lixão e já iniciou o processo para implantar a coleta seletiva, pedimos que essa consultoria ao município seja iniciada o quanto antes, e recebemos o aceno positivo por parte do superintendente Armindo”, comemorou a secretária.
Ela lembra que, recentemente, a Prefeitura de Itabuna publicou o Decreto nº 14.417, no Diário Oficial do Município, criando um Grupo de Trabalho para transição e requalificação do desativado lixão. Ao Grupo caberá à implantação de um Programa de Coleta Seletiva, revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e preparação de estudos e projetos para elaboração da Política Municipal de Resíduos Sólidos.