Hoje pela manhã, em Itabuna, vários grupos de comerciantes da cidade se uniram para promover uma carreata em protesto ao decreto que fechava o comércio da cidade por tempo indeterminado. A maior preocupação dos empresários são as despesas que continuam como aluguel, salários dos funcionários, impostos, e sem receita para cobrir essas despesas a tendência seria o fechamento de muitas empresas e o colapso na economia local seria inevitável.
Ao fim da carreata, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Leahy, enviou um áudio para os comerciantes informando que recebeu um telefonema afirmando que o prefeito Fernando Gomes publicará decreto autorizando a reabertura do comércio a partir da próxima quarta-feira (22).
De acordo com o dirigente, o decreto será publicado assim que forem fixadas as regras para evitar que a reabertura ajude a propagar com maior força o novo coronavírus (covid-19) no município. As regras vão do limite do número de pessoas dentro das lojas, horário de funcionamento ao fornecimento equipamento de proteção individual para funcionários e consumidores, e provavelmente, a obrigatoriedade no uso de máscaras e de álcool em gel para poder entrar no estabelecimento.