“Ilhéus contra o Coronavírus”. Foi com esta frase que o prefeito Mário Alexandre iniciou uma reunião no Centro de Convenções, na última sexta-feira (20), com um pequeno grupo de representantes de entidades civis, religiosas, polícia, Ministério Público, Exército, Marinha, Rodoviária, Porto, Aeroporto, Turismo, sindicatos do comércio e bancários. O objetivo, impedir a transmissão do Coronavírus (Covid-19) que ainda não chegou na cidade.
“Em meio ao crescimento do número de casos suspeitos e confirmados do Coronavírus na Bahia, no Brasil e no Mundo, adotamos medidas que vão desde a restrição do contato social de grupos de risco, ao fechamento de estabelecimentos comerciais com exceção dos serviços essenciais, suspensão de do transporte de passageiros, das aulas, proibição do acesso as praias e implantação de barreiras rodoviárias”, esclareceu Mário Alexandre.
Já o titular da Saúde em Ilhéus, Geraldo Magela, acredita que milhares de pessoas serão salvas através das medidas adotadas pela Prefeitura. “Chegamos na fase seis do nível um, com realização de triagem conforme determinou o prefeito Mário Alexandre, que também é médico e sabe a melhor forma de conduzir essa crise”, pontuou. Magela citou sobre a contratação de leitos de UTI, as dificuldades encontradas para compra de material e a atenção aos idosos.
Para Domilene Borges, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul (NRS-Sul), o cenário epidemiológico do novo vírus muda a cada dia. “Estamos atuando para conter o avanço do vírus, atendendo aos critérios para definição dos casos suspeitos, orientando a população, principalmente aquelas pessoas que tiveram passagem pelos locais de contaminação. Fiquem em suas casas, evitem o contato social e lavem bastante as mãos”, orientou.
O promotor de Justiça, dr. Pedro Nogueira, por sua vez, ressaltou a parceria do Ministério Público de Ilhéus com a Prefeitura e com o Núcleo Regional de Saúde. No seu entendimento, o município colhe resultados favoráveis graças as iniciativas implantadas para frear o avanço do vírus, no entanto, para uma melhor eficácia dos resultados, questionou a transparência nas atualizações para uma comunicação melhor da população que hoje está aflita com o momento.
Marcos Lessa, presidente do Conselho Municipal de Saúde, informou que autorizou a Prefeitura a contratar mais médicos e que instalou um Observatório do Controle Social para evitar o grande número de Fake News, que na sua opinião, prestam um desserviço à sociedade diante do problema que o planeta vive. Ao fim, Lessa parabenizou as secretarias de Saúde do Estado e do Município pelos trabalhos iniciados desde janeiro de 2020.
O prefeito ouviu os questionamentos das representações sociais e respondeu também sobre a segurança pública; reforço das equipes de saúde; protocolos; atendimento nos hospitais; vacinação contra a gripe; população carcerária; rede hoteleira; comércio; bancos; transportes, encontros religiosos de qualquer natureza e pessoas em situação de rua. “A situação é extraordinária e exige medidas extraordinárias. Nosso trabalho é fazer com que o sistema público não entre em colapso. Essa crise tem início, meio e fim”, encerrou Mário Alexandre.