Moradora do Bairro Jorge Amado há 18 anos, a dona de casa Luciene Souza, mãe de quatro filhos e 13 netos, era só alegria depois que o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou que a Unidade de Saúde da Família Doutor Mário Peixoto vai passar a oferecer ginecologista e outros serviços. Com participação popular, a USF foi inaugurada com festa, na noite de segunda-feira, dia 21, depois de requalificada pela Prefeitura em convênio com a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), no âmbito do Programa Mais Médicos.
“Estamos executando o maior programa de reformas e requalificação da Rede de Atenção Primária da cidade. Isto acontece, depois que nós nos organizamos ano passado e planejamos os investimentos públicos. Trabalhamos muito, mesmo com as dificuldades da crise econômica, da crise sanitária e depois das consequências da maior enchente dos últimos 50 anos”, expressou o prefeito. Ele realçou o convênio com a Fasa, que tem sido parceira da Administração municipal.
O prefeito Augusto Castro lembrou que a USF do Jorge Amado é a sétima unidade de saúde de um total de 33 já requalificadas em pouco mais de um ano de gestão. A Prefeitura tem se dedicado à recuperação da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, sem se descuidar da média e alta complexidade, como demonstra a reestruturação da Policlínica Municipal Dois de Julho, a parceria com o Hospital Manoel Novaes, abertura da Maternidade Otaciana Pinto, além de outras unidades de assistência à saúde, a exemplo da Unidade do SAMU-192 e UEPA do Hospital São Lucas.
“Vamos fazer muito mais pela saúde, porque a porta de entrada são as unidades de saúde. Já autorizei a reforma e modernização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, depois da liberação de emenda de R$2,5 milhões do deputado federal Paulo Magalhães, a quem agradecemos. Vamos inaugurar uma extensão do Samu-192 no Nova Itabuna para atender aos moradores aqui desta zona oeste em parceria com a Faculdade Santo Agostinho. Pegamos o Samu-192 desestruturado e agora está em instalações dignas na Avenida Juca Leão. Isto é muito trabalho”, discursou.
A reestruturação do Centro de Reabilitação, cujas obras estão paralisadas desde 2013 anexas ao Itabunão, a abertura da UPA – 24 Horas do Bairro Fonseca e outros investimentos foram anunciados pelo prefeito Augusto Castro. Além disso, ele informou que o Governo do Estado vai liberar R$ 500 mil em equipamentos para o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) que vai prestar atendimento a partir dos próximos dias.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, disse que sabia das dificuldades da USF Mário Peixoto e sobre a falta de alguns profissionais. “Esta unidade era uma das prioridades, por isso está sendo entregue como demonstração da preocupação do prefeito Augusto Castro em melhorar a qualidade de atendimento da Rede de Atenção Básica. Estamos felizes em entregar a USF com a marca do governo, as salas equipadas, humanização, atendimento odontológico para crianças e adultos. Vamos seguir nessa linha de ação para fazer subir a melhor patamar a saúde de Itabuna”, concluiu.
A solenidade foi prestigiada pelos secretários Andrea Castro (Promoção Social e Combate à Pobreza), Davi Dultra (Orçamento e Fazenda), Josué Brandão Júnior (Governo), Nadilson Francisco Esteves (Controlador Geral do Município), Cláudio Luiz Góes de Almeida (Subprocurador-Geral), presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino, dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde. Pelos vereadores Danilo Freitas, Israel Cardoso, Wilmaci Oliveira, Sivaldo Reis e Manoel Porfírio, líder do governo na Câmara.